Duque de Bragança "comovido e sensibilizado" na visita a Vila Franca de Xira


O duque de Bragança, Dom Duarte Pio, visitou na tarde desta sexta-feira, dia 30, a cidade de Vila Franca de Xira, a propósito da XIV tourada real que assinala os 110 anos da praça de toiros Palha Blanco.

"Agradeço comovido e sensibilizado esta recepção que me fizeram. Desde criança que tenho um fascínio por Vila Franca de Xira. É uma terra que consegue preservar as suas memórias e tradições", afirmou.

A presidente da câmara municipal, Maria da Luz Rosinha, disse que a visita do pretendente ao extinto trono português é "um momento importante para a cidade" porque está ligada a uma tradição "que muito acarinhamos", a tauromaquia. "A primeira corrida da praça contou com a presença do rei D. Carlos", recordou.

A autarca defendeu que é importante preservar e divulgar a festa brava, especialmente depois da Catalunha, em Espanha, ter banido as touradas. "Quem é contra as touradas deve ser coerente. Para proibir as touradas têm de proibir a caça e deixarem de comer carne", ironizou o duque de Bragança na resposta. "A Catalunha vive um nacionalismo exacerbado que não vai durar muito, quiseram mostrar que não são espanhóis", acusou.

Fonte: Jornal "O Mirante"

<<< voltar
© Casa Real Portuguesa 1998-2015
w3c
Aviso Legal