Jantar de Reis promoveu produtos e comércio locais

A promoção dos produtos regionais e locais e do comércio tradicional foi o tema de relevo do jantar de Reis promovido, no sábado à noite, no Bom Jesus. Festa contou com a presença do arcebispo primaz, D. Jorge Ortiga, e o Duque de Bragança, Dom Duarte.

Manuel Beninger, presidente da Comissão de Organização do Jantar de Reis, destacou a importância da presença de várias confrarias nacionais, associações e empresas locais que apresentaram uma exposição e respectiva degustação de produtos regionais e locais, bem como do comércio tradicional.
Para além deste momento festivo, foram temas de reflexão o impacto dos produtos regionais e locais no mundo rural de hoje.

Os produtos locais e regionais e a sua transformação associada a valor acrescentado para a economia portuguesa, tanto no emprego como no turismo nacional, bem como a actividade comercial com o artesanato português, como presença viva da herança cultural e matriz da nossa identidade foram outros temas em cima da mesa. Mas o encontro não se ficou por aqui. O resgate das vocações regionais, a preservação das culturas locais e a formação de mentalidades empreendedoras dos artesãos para as actividades económicas, responsáveis pelo desenvolvimento e sustentabilidade das cidades foi ainda tema de destaque.

O arcebispo primaz, D. Jorge Ortiga aproveitou para transmitir uma mensagem de esperança e boa ventura para Portugal. A exaltação às tradições portuguesas com a defesa dos produtos regionais e do comércio
tradicional foi proferida, entretanto, por Dom Duarte, Duque de Bragança

Fonte: Correio do Minho


<<< voltar
© Casa Real Portuguesa 1998-2015
w3c
Aviso Legal