Excepcional honra concedida a Portugal pelo Reino da Tailândia

"No dia 21 de Fevereiro,foi inaugurado o monumento Sala Thai, excepcional honra concedida a Portugal pelo Reino da Tailândia. No âmbito da celebração dos 500 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, a Casa Real tailandesa será representada ao mais alto nível pela Princesa Maha Chakri Sirindhorn que no protocolo daquele Estado, substitui Sua Majestade o Rei Bhumibol Adulyadej.

As relações de Portugal com aquela potência asiática, situadas no quadro da viragem da política mundial que se vai centrando no âmbito das margens do Pacífico, revestem-se hoje de uma extrema importância,
.A Presidência da República deveria esforçar-se por entender o peso de uma história que conta perto de um milénio. mas não estando presente nesta ocasião tão especial,descurou os seus deveres protocolares, precisamente aqueles que não se compadecem com crises económicas ou apetites de sector, seja este político ou financeiro.

O Portugal de sempre esteve representado nesta excepcional honra que o Reino da Tailândia presta ao seu mais antigo aliado europeu. Na pessoa de S.A.R. o Duque de Bragança, o sucessor do Rei D. Manuel I que há cinco séculos com o Rei Ramathiboti II iniciou as relações luso-siamesas, o nosso país em Belém terá o seu representante legítimo e livre de peias, temores ou más disposições de circunstância."


Pedro Quartin Graça
Miguel Castelo-Branco
Samuel da Paiva Pires
Nuno Castelo-Branco

<<< voltar
© Casa Real Portuguesa 1998-2015
w3c
Aviso Legal