Duques de Bragança nas comemorações dos quatro séculos da Ronda da Lapinha.


O Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, presidiu no domingo 17 de Junho à cerimónia de consagração das famílias portuguesas a Nossa Senhora, realizada na comemoração dos quatro séculos da Ronda da Lapinha.

O Largo do Toural registou uma enchente histórica, no evento em que participaram os Duques de Bragança.

“Somos família, somos a Igreja porque nos amamos”. Este foi o refrão entoado pelos coros paroquiais que se juntaram aos músicos da Fundação Orquestra Estúdio, dirigida pelo maestro Rui Massena, antes da cerimónia de consagração das famílias portuguesas a Nossa Senhora.

Apesar da instabilidade climatérica, a multidão a encheu o renovado espaço para assistir ao encontro da imagem peregrina da Lapinha, no dia da sua Ronda, com as imagens das Senhoras da Oliveira, do Alívio, da Abadia, da Oliveira, da Penha, da Madre Deus e Nossa Senhora dos Milagres, oriunda da Galiza.

O Arcebispo-Primaz de Braga presidiu à cerimónia.da consagração das famílias portuguesas a Nossa Senhora, mostrando-se comovido com “multidão congregada ao redor de Maria”.

Os Duques de Bragança foram os convidados da Irmandade da Lapinha para representar as famílias portuguesas nesta celebração do jubileu dos 400 anos do primeiro clamor.

In:Guimarães Digital

<<< voltar
© Casa Real Portuguesa 1998-2015
w3c
Aviso Legal