20 Anos da Real Associação de Viseu (Jornal do Centro)




CONCERTO DO ORIEL COLLEGE DE OXFORD NA SÉ DE VISEU

Um fim de tarde de 3ªfeira. A nave da Sé de Viseu repleta de um público atento e interessado para ouvir o Coro de Ariel College de Oxford. Com a presença de Dom Miguel de Bragança, da vereadora do pelouro da cultura e Álvaro Meneses, as quase duas dezenas de jovens de ambos os sexos, regidos pelo maestro e organista David Maw, proporcionaram um espectáculo de alto nível com um desempenho vocal e instrumental de elevada categoria. Em complemento das peças corais de Charles Wood, Edward Bairstow, John Blow, William Harris, Monteverdi, Pedro de Cristo, Antonio Lotti, Tomas Victoria, Orlando de Lasso, John Stainer, Henry Ley e Samuel S. Wesley, foram ainda tocadas duas peças de órgão a solo, por Tiffany Vong, com Bach e David Maw, com Louis Vierne.

Ouvimos Álvaro Meneses, o presidente da direcção da Real Associação de Viseu:

Em que se insere esta iniciativa e que acções têm ainda programadas?A Real Associação de Viseu completa 20 anos de existência. Até final do corrente ano a RAV irá efectuar outras acções de âmbito cultural e também no campo da reflexão política, integrando-as no programa de Comemoração do seu 20º Aniversário.

Que objectivos norteiam a RAV?Para além da prossecução do seu objectivo principal de divulgar e esclarecer as razões do ideal monárquico, a RAV esforça-se por cumprir uma útil acção social, que além de ser consignada como objectivo estatutário, faz parte do seu sentido do dever enquanto associação de cidadãos empenhados e esclarecidos. Esta acção social, exercida para a promoção da Cultura, do conhecimento da História Pátria e da divulgação da nossa e doutras regiões do país dirige-se sobretudo para o exteriorda associação, para a sociedade portuguesa que pretende servir.

E para hoje, dia 17, o que temos?O concerto de hoje dará início a esse programa, tendo nós a satisfação de oferecer, a quem quiser assistir, um evento musical de boa qualidade. O Coro Oriel de Oxford visita o nosso País e a RAV, através de contactos que mantém em Oxford, teve o prazer de o poder trazer a Viseu. A Câmara Municipal, nomeadamente pelo pelouro da Cultura, logo aceitou dar-nos apoio.

PN


                                                                                                        2
 
3                                                                                                          4

1- Senhor Duque de Viseu, Dra Ana Serrano - Vereadora da Cultura, Prof. Dra Maria João Araújo
2- Nave central da Catedral de Viseu (naves laterais igualmente repletas)

3- Coro Oriel College
4- Presidente da RAV entrega prato comemorativo dos 20 Anos à Dra Ana Serrano



<<< voltar
© Casa Real Portuguesa 1998-2015
w3c
Aviso Legal