Banco Central de Timor-Leste lança moeda de 100 centavos



O Banco Central de Timor-Leste (BCTL) lançou hoje a nova moeda de 100 centavos que entrou imediatamente em circulação, refere em comunicado aquela instituição bancária timorense.

Segundo o governador do BCTL, Abraão de Vasconcelos, citado no comunicado, a nova moeda tem o mesmo valor que um dólar norte-americano.

O BCTL decidiu mandar fazer a moeda de 100 centavos porque as notas norte-americanas de um dólar estão "muito tempo em circulação em Timor-Leste" e ficam rapidamente deterioradas e "abaixo do padrão de conservação necessário para que as suas características de segurança de integridade sejam identificadas".

"Mesmo tendo em consideração que a produção de moedas é dispendiosa, as mesmas são aptas a circular durante vários anos antes de ser necessário retirá-las de circulação, ao contrário das notas de um dólar, que normalmente necessitam de ser substituídas ao fim de aproximadamente um ano", esclareceu o Banco Central no comunicado.

A moeda de 100 centavos tem a imagem de Dom Boaventura de Manufahi e é composta por dois metais distintos de cor dourada (no exterior) e prateada (no interior).

A nova moeda, que foi feita pelo Banco de Portugal, vai circular em conjunto com as notas de um dólar.

Na cerimónia de lançamento da nova moeda participaram o Presidente timorense, Taur Matan Ruak, vários membros do governo e representantes de várias instituições bancárias a operar em Timor-Leste.


Dinheiro Digital com Lusa


<<< voltar
© Casa Real Portuguesa 1998-2015
w3c
Aviso Legal